Conheça a Cidade de Bertioga

As praias de Bertioga são paradas obrigatórias, aliás, o atrativo principal da cidade, porém existem outras opções de o que fazer em Bertioga.

Isso mesmo, Bertioga possui diversas opções de passeios e lazer para você escolher e se divertir, como: bares, baladas, trilhas e pontos turí­sticos como o famoso Forte São João, a Aldeia Indí­gena e também passeios de escuna.

Vamos falar melhor sobre cada um deles.

Passeio de Escuna

As embarcações partem do Pí­er de Bertioga e circulam por praias e ilhas, com paradas para banhos. Entre os passeios mais bacanas está o que leva à praia de Iporanga.

Nos finais de semana, as embarcações partem da balsa e costeiam o litoral até Iporanga, onde há pausa para banho em alto mar.

No caminho, você visualiza as belas praias da região da Serra do Guararu.

A Escuna Genesis é uma opção para quem quiser fazer passeio de escuna em Bertioga.

Tem capacidade para até 280 pessoas e lá você ainda visita diversas ilhas e praias e ainda se descontrai pescando e comendo um churrasco.

Roteiro: Saí­da do Canal de Bertioga, sentido Litoral Sul, passando pelo Forte São João, Forte São Luiz, Praia Branca, Praia Preta, Praia do Camburizinho, Ilha do Guará, Ilha Rasa, Praia do Pinheirinho, e Praia do Iporanga.

O passeio dura 1h30 e você pode fazer reservas e obter mais informações clicando aqui ou enviando um email para escunagenesis@gmail.com.

Escuna Gênesis

Forte São João

O Forte São João representa essa importância histórica e definitivamente é um passeio para quem gosta de história e cultura, recebendo cerca de 50 mil visitantes por ano.

Foi a primeira fortaleza erguida no Brasil, construí­da em paliçada de madeira.

Inicialmente era chamado de Forte São Thiago e foi construí­do em 1532, a mando do colonizador português Martin Afonso de Souza.

Após um ataque indí­gena que resultou em sua destruição, foi reerguido em alvenaria no ano de 1547.

Em 1765, passou a ser chamado de Forte São João, devido a uma capela erguida em homenagem a este santo, e o nome permanece o mesmo até hoje.

Após 408 anos de sua construção, em 1940 o Forte São João foi declarado como patrimônio histórico, tombado oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artí­stico Nacional (IPHAN), recebeu obras de restauração.

Após longo perí­odo fechado à visitação, em 2000, depois de outro processo de restauro, foi reaberto ao público.

Além de sua beleza arquitetônica, a fortaleza está integrada a natureza local, como o canal de Bertioga, Praia da Enseada e o Parque dos Tupiniquins.

Diversos artefatos estão expostos no Forte São João:

Armadura medieval, réplica trazida por Martim Afonso de Souza de Portugal. Canhões de murada, espadas, arcabuzes, capacetes de soldados, entre outros artefatos utilizados pelos portugueses, fazem parte da história da fortaleza.

Foto Divulgação Prefeitura de Bertioga
Foto Divulgação Prefeitura de Bertioga

Voo de Paratrike

O Paratrike é a combinação do parapente com um trike, que proporciona ao piloto e ao passageiro maior conforto de realizar todos os procedimentos de voo sentados em um veículo associado à autonomia de voar independente de uma montanha para decolagem.

Os equipamentos utilizados são de altíssima segurança e conforto, não exigindo nenhum esforço ou capacidade física do passageiro para realizar o esporte.

Em Bertioga, há instrutor devidamente habilitado em associação aerodesportiva credenciada que realiza voo duplo de Paratrike.

Sesc Bertioga

No Rio da Praia, a grande atração é o Sesc Bertioga!

Um grande complexo hoteleiro, muito frequentado por turistas ansiosos por aproveitar a natureza em seus 995 mil m ², dos quais 400 mil m ² ocupados pelas instalações.

O Sesc Bertioga possui caracterí­sticas de resort e promove, além da bela vista para o mar, atividades esportivas, recreativas e sustentáveis.

O local conta com três grandes piscinas interligadas: uma para os adultos, uma para as crianças e outra reservada à práticas esportivas.

Além disso, ainda tem academia para os hóspedes, aluguel de bicicletas, cadeiras exclusivas na praia, biblioteca com computadores e jogos e wi-fi, restaurante, lanchonetes, entre outros.

Há também atividades para quem não gosta de ficar parado como ginástica multifuncional ou slackline.

E porque que colocamos o Sesc como uma opção de o que fazer em Bertioga?

Porque no Sesc você também tem a opção de comprar um ingresso para passar o dia, sem precisar se hospedar lá, te dando acesso à toda a área de lazer e todas as atividades realizadas pelo Sesc.

Foto por Andre Spinelli
Foto Divulgação Sesc Bertioga

Aldeia do Rio Silveira

Na divisa de Bertioga com o municí­pio de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil.

Lá, estão as Terras Indí­genas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 í­ndios da etnia Guarani.

A aldeia está localizada na Praia de Boracéia e no local as famí­lias cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, músicas e culinária tí­pica.

Informações sobre visitas:

Informações sobre visitas podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura ou com as agências de turismo da Cidade.

Foto Divulgação Prefeitura de Bertioga

Vila de Itatinga

A Vila de Itatinga é outro patrimônio de Bertioga e que faz parte da história do Brasil.

Autêntica vila inglesa construí­da em 1910, abriga a primeira usina hidrelétrica do Paí­s e que até hoje ajuda a fornecer energia para o Porto de Santos, o maior da América Latina.

A vila é formada por 70 casas dispostas numa única rua e foi erguida e planejada para atender as necessidades dos funcionários da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que atualmente fornece energia ao Porto de Santos.

Abriga a linda capela de Nossa Senhora da Conceição, a qual veio desmontada da Inglaterra.

 

A área é cercada por montanhas de 700 metros de altura, um dos legados mais interessantes é a Maria-Fumaça que leva até a Usina e os históricos bondinhos elétricos, ainda utilizados em uma parte do percurso para chegar a vila e o único meio de transporte viário local.

Depois de atravessar o rio Itapanhaú de balsa, eles percorrem cerca de oito quilômetros da Serra do Mar, passando pela fauna e flora da Mata Atlântica.

Se tiver disposição, pode ainda pegar trilhas rumo às piscinas naturais, cachoeiras, represas e ruí­nas dos séculos 17 e 18 que estão no entorno.

O acesso a essa pequena joia histórica é restrito e a visitação é feita por meio de agências locais credenciadas.

Informações sobre visitas podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura ou com as agências de turismo da Cidade.

Foto Divulgação Prefeitura de Bertioga
Fonte Caiçara Expedições Turismo

Canoagem

Já pensou em praticar Canoagem em Bertioga?

Cada dia aumenta mais o número de turistas que passam por Bertioga, um dos destinos mais visitados no litoral paulista.

As praias são os atrativos preferidos, mas outras atividades vêm ganhando força com o tempo, sendo reconhecidas, inclusive, como verdadeiros esportes.

Uma delas é a canoagem nos rios de Bertioga, que pode ser feita de forma individual ou em grupo, sendo uma ótima opção para se divertir e distrair pelos rios da cidade.

Foto por Bruno Guazelli Filho

Canal de Bertioga

O Canal de Bertioga é um braço de mar com aproximadamente 30 km de extensão.

É um excelente local para a pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turí­sticos da Cidade, como o Forte São João, os pí­eres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá.

Também é possí­vel desfrutar de atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna.

Margeando o Canal de Bertioga existem diversos restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato.

Foto por Rogério Cassimiro – MTUR
plugins premium WordPress